Por vezes, planear demais leva a atrasos. Aqui estão algumas coisas simples que pode fazer pela sua saúde, começando HOJE.

Ser saudável e praticar autocuidados para conquistar os seus objectivos de vida e de trabalho pode parecer fora de alcance, se formos nos orientar pelas rotinas matinais no TikTok e no Instagram. A realidade é que um corpo, uma mente e um espírito melhores estão ao seu alcance neste preciso momento, sem que tenha de se esforçar muito para se sentir bem. Os benefícios das rotinas diárias que nos fazem sentir bem vão bem além da vida pessoal e afectam também a produtividade no trabalho.

Eis algumas acções fáceis que pode começar a praticar hoje para criar novas rotinas que vão rapidamente fortalecer a sua saúde e produtividade em geral:

  1. Mexer o corpo – isto pode começar com uma caminhada de cinco minutos, uma aula de dança no YouTube, saltar, ioga ou qualquer outra coisa que goste e que exija que esteja activo. Não se deixe intimidar pelos ginásios e os entusiastas da boa forma – tudo começa com um pouco de movimento que vai aumentando com o tempo. Comece com o nível de actual de preparação e comprometa-se a conseguir tempo para se mexer e dançar pelo menos três vezes por semana.
  2. Beber água – pode bebê-la quente ou fria, como preferir, o que interessa é que a está a beber. Obter uma garrafa de água vai ajudar a ser responsável pois ajuda bastante a garantir que nunca passa sem se hidratar devidamente. Existem calculadoras de hidratação online como esta. Estas ajudam a calcular a quantidade de água a beber, mas, como em todas as coisas, a magia está em começar o bom hábito e mantê-lo.
  3. Largar o telemóvel, especialmente de manhã – não está a ajudar em nada mergulhar logo na caixa de correio electrónico ou nas redes sociais ao acordar. Ver as novidades nas suas plataformas em linha pode parecer um acto sem importância, mas tem consequências que entorpecem a mente e provocam a liberação de uma dose de dopamina demasiado cedo. Eis o que tem a dizer sobre o assunto o Sr.Jim Kwik, orientador em questões do cérebro, podcaster, escritor e empresário americano.
  4. Não respirar à pressa – pode pensar que está sempre a respirar, mas muitos de nós muitas vezes esquecem-se de respirar fundo. A respiração é uma óptima forma de ajudar a reajustar o cérebro e o sistema nervoso. Clique aqui para ver o nosso artigo sobre a respiração.
  5. Pôr os pés na terra – exercícios como o Tai Chi ou o Qi Gong, em que tem os pés em contacto com o chão, também ajudam a concentrar-se e a reenergizar-se. Clique aqui para aceder ao artigo sobre pôr os pés na terra.