Escutar é uma competência que só pode melhorar a sua vida pessoal e profissional. É uma qualidade que a maioria dos grandes líderes possui.

Nas nossas vidas atarefadas, estamos constantemente sujeitos a notificações online e à necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Temos de dar atenção a tantas situações diferentes que é difícil manter a calma e prestar atenção a uma coisa específica. Isto pode afectar a nossa capacidade de ouvir quando alguém se dirige a nós. Isto por si já é problemático, mas é ainda pior quando um amigo próximo está a abrir-se connosco e não o estamos a ouvir verdadeiramente.

É importante que perceba que a chave para relações mais robustas, tanto pessoais como profissionais, reside na capacidade simples, mas muitas vezes esquecida, de ouvir activamente.

Mais do que apenas palavras:

Ao contrário da audição passiva, em que simplesmente absorvemos os sons sem nos envolvermos totalmente, a audição activa consiste em fazer um esforço consciente para compreender a mensagem verbal e não verbal da outra pessoa. Trata-se de prestar atenção, fazer perguntas a pedir esclarecimento, reflectir e responder ao que se ouviu.

Porque é que isto é importante: Os benefícios da escuta activa vão muito além de uma conversa educada.

  • Em casa: Imagine-se a criar um verdadeiro entendimento com o seu parceiro ou filho, de tal forma que se sintam ouvidos e compreendidos. A escuta activa promove sentimentos de empatia, fortalece os laços e cria um espaço seguro para uma comunicação aberta.
  • No trabalho: A escuta activa reforça sua capacidade de colaboração. Será capaz de compreender a perspectiva de um colega, colaborar mais eficazmente e resolver conflitos de forma mais construtiva. Os líderes que ouvem activamente ganham confiança, inspiram envolvimento e criam um ambiente de trabalho positivo.

Então, como é que se acciona este superpoder? Aqui estão algumas sugestões:

  • Minimizar as distracções: PGuarde o telemóvel, ponha as notificações em silencio e concentre-se na pessoa com quem está a falar.
  • Demonstre empenhamento: Mantenha o contacto visual, acene com a cabeça atentamente e utilize uma linguagem corporal incentivadora.
  • Faça perguntas abertas: Ir além das respostas “sim” ou “não” para aprofundar e compreender os pensamentos e sentimentos do outro.
  • Resuma o que ouviu: Repita os pontos-chave que ouviu para ter a certeza de que compreendeu correctamente a mensagem e reflicta sobre esses pontos.
  • Resista à tentação de interromper: Deixe que o outro termine de exprimir o que está a pensar antes de responder.
  • Dê ênfase à empatia: Reconheça as emoções dos outros e ofereça apoio sem julgar.

A prática leva à perfeição:: Lembre-se, a escuta activa é uma competência como qualquer outra. Comece devagar, pratique com amigos próximos e incorpore gradualmente a capacidade de escutar nas suas interacções diárias. Ficará surpreendido com o impacto positivo que tem nas suas relações em casa e no trabalho.

Se não tem a certeza de onde se situa na escala da escuta, faça este teste e comece o seu percurso para se tornar um ouvinte activo.