No início, os aparelhos electrónicos eram apenas dispositivos para facilitar a vida, mas agora dominam por completo a vida de muitas pessoas. Aqui ficam algumas sugestões sobre como reconquistar o tempo e concentração mental.

Desintoxicações digitais estão a tornar-se cada vez mais populares à medida que as pessoas se tornam mais cientes dos efeitos negativos que o excesso de tempo passado em frente aos ecrãs pode ter na saúde mental e física. A desintoxicação digital é um período de tempo em que se abstém de utilizar dispositivos electrónicos como smartphones, computadores portáteis e tablets.

Se está a pensar em fazer uma desintoxicação digital, aqui ficam algumas sugestões para o ajudar:

  • Definir um objectivo. O que espera alcançar com a desintoxicação digital? Quer reduzir o estresse, dormir melhor ou simplesmente ter mais tempo para outras actividades? Quando souber qual é o seu objectivo, pode começar a planear a desintoxicação.
  • Escolha a duração. Por quanto tempo quer fazer a desintoxicação digital? Há quem faz uma desintoxicação digital por um dia ou dois, enquanto outras podem optar por uma semana ou até mais. Escolha uma duração que seja realista para si e para o seu estilo de vida. Fazer uma desintoxicação digital também pode ser a forma perfeita de começar um período de ausência do trabalho.
  • Informe os amigos e família. Informe os amigos e família de que vai estar indisponível durante um determinado período de tempo porque está a fazer a desintoxicação digital. Assim ficam a saber por que razão não responde a mensagens ou chamadas.
  • Descubra uma actividade de substituição. O que vai fazer com o tempo em vez de utilizar aparelhos electrónicos? Planeie algumas actividades de que goste, como ler, passar tempo com os entes queridos ou passear na natureza.
  • Esteja preparado para desafios. Pode ser difícil ir de utilizar constantemente dispositivos electrónicos para não utilizar. Esteja preparado para os desafios que podem surgir, como o tédio, a ansiedade ou o receio de que está a perder alguma coisa.
  • Deixe o telemóvel fora do quarto à noite. Desta forma evita que a primeira coisa que faz logo de manhã e a última à noite seja pegar no telefone.
  • Desactive as notificações de todos os aplicativos. Isto ajuda a evitar distracções ao longo do dia.
  • Reserve horas específicas para abrir o correio electrónico e as redes sociais. Não espreite o correio electrónico ou as redes sociais logo de manhã ou à noite.
  • Ligar-se às pessoas pessoalmente. Arranje tempo para actividades que envolvem passar tempo com os entes queridos juntos no mesmo lugar, como ir jantar, fazer passatempos e jogos ou passear juntos.

Se tiver dificuldade em iniciar a desintoxicação digital sem ajuda, existem aplicativos e outros recursos disponíveis para o ajudar. Veja as que se seguem, para começar a reconquistar o tempo que perde com os aparelhos:

  • O Moment monitoriza o tempo de ecrã e ajuda a definir objectivos para o reduzir. Também tem funcionalidades que o ajudam a manter-se presente e concentrado, como um “modo de concentração” que bloqueia aplicativos e sítios Web que o distraiam.
  • O Flipd ajuda a deixar o telemóvel de lado por algum tempo, bloqueando o aparelho durante um determinado período. Pode optar por bloquear todos os aplicativos ou apenas os que seleccionar.
  • O Detox: Procrastination Blocker permite-lhe agendar horários para bloquear aplicativos específicos. Isto pode ser útil para reduzir o tempo de ecrã ou para se concentrar no trabalho ou nos estudos.
  • O Freedom permite-lhe bloquear sítios Web e aplicativos no computador e telefone. Também pode programar horários em que determinados sítios Web e aplicativos ficam bloqueados.