É um grande tema de conversa nos meios de comunicação e nos círculos sociais. Mas e então, o que é exactamente o nervo vago e como é possível tirar proveito dos benefícios que este tem para oferecer?

O nosso corpo é uma máquina complicada composta por vários sistemas – como por exemplo, digestivo, nervoso, respiratório, esquelético e outros – que nos permitem movimentar, comer, respirar e realizar outras funções corporais importantes.

Segundo o site www.webmd.com, o nervo vago é “uma parte integrante do sistema nervoso autónomo. Esta parte do sistema nervoso controla as funções que o corpo realiza sem a nossa intervenção consciente, como respirar, digerir alimentos, suar e fazer o coração bater. Mais precisamente, o nervo vago faz parte do sistema nervoso parassimpático, que acalma o corpo depois de situações de estresse”.

Considerando o estresse da vida moderna, não é surpreendente que muita gente se encontre grande parte do tempo em estado de luta ou fuga. Isto afecta o funcionamento do corpo e faz com que a maioria das pessoas não se sinta bem e seja incapaz de desempenhar no seu melhor.

O nervo vago é responsável pelas seguintes funções:

  • digestão
  • ritmo cardíaco
  • respiração
  • actividade cardiovascular (coração)
  • acções reflexivas, tais como tossir, espirrar, engolir e vomitar

Como estimular o nervo vago

Ainda estão a ser feitos muitos estudos sobre o nervo vago, mas a loucura na comunicação social é motivada pelo desejo de ajudar as pessoas a entenderem que há pequenas coisas que podemos fazer para activar o nervo vago para ajudar o corpo a descansar melhor, para assim possibilitar o funcionamento do corpo.

Aqui tem algumas das coisas que pode fazer:

  1. Respiração fundo – exercícios respiratórios são muitas vezes recomendados quando se trata de estresse e ansiedade. Aqui tem um artigo que preparámos sobre exercícios respiratórios:
  2. Cantar ou cantarolar– a vibração que é criada ao cantarolar transmite um sinal de que não se está em perigo e ajuda a acalmar ainda mais o corpo. Aqui tem um exemplo.
  3. Imersão em água fria – pode não parecer divertido, mas quando praticado com frequência faz maravilhas pelo nervo vago. Leia o nosso artigo sobre imersão em água fria para mais informações.
  4. Ouça música com batimentos binaurais e sonoridades que estimulem a sensação ASMR (resposta sensorial autónoma do meridiano) – estes sons relaxantes ajudam o nervo vago a entrar em acção e acalmam o corpo. Mais informações sobre a ASMR aqui.

O que se pretende é levar o corpo a um estado de relaxamento, pois é nesse estado que o verdadeiro descanso e a cura acontecem. Experimente algumas destas ideias com frequência, especialmente depois de um dia de trabalho agitado. Vai ver que fazem maravilhas pela redução do estresse e ajudam a melhorar os níveis de energia e produtividade em casa e no trabalho.