A pandemia da Covid-19 mudou a nossa forma de trabalhar, em muitas aspectos para sempre. Estamos agora a começar a compreender o impacto desta mudança na nossa cultura de trabalho e na nossa saúde e bem-estar a longo prazo.

A ideia de que a maioria de nós trabalharia a partir de casa era quase impensável antes da pandemia. Embora algumas pessoas já o fizessem muito antes da Covid-19, essa era a excepção e não a regra – para a maioria de nós, a vida no escritório era a norma.

Passaram três anos desde o início da pandemia da Covid e ainda estamos a familiarizar-nos com a nova cultura de trabalho a longo prazo e com o impacto de um ambiente de trabalho que mudou. Foram realizados vários estudos para averiguar se esta mudança mundial é boa ou má para as equipas e as empresas, bem como para a saúde e bem-estar de cada um.

As vantagens

As vantagens de trabalhar a partir de casa são bem conhecidas e incluem:

  • Menos tempo gasto a caminho do trabalho e no regresso a casa
  • Maior flexibilidade no planeamento do dia de trabalho
  • Um espaço de trabalho personalizado e a possibilidade de trabalhar com roupa informal
  • Aumento da produtividade devido a menos distracções no ambiente de trabalho
  • Mais dinheiro economizado por não ter despesas de deslocação ou de alimentação no refeitório da empresa

Estas conclusões parecem indicar uma situação em que todos ganham, mas não é assim tão simples.

Um artigo recente, publicado no The New York Times, foi escrito pelo Dr. Jordan Metzl, um médico de medicina desportiva do Hospital for Special Surgery. No artigo, Metzl explica como trabalhar a partir de casa pode afectar negativamente a sua saúde mental e física.

Os inconvenientes

O Dr. Metzl descobriu que trabalhar a partir de cas tornou as pessoas mais sedentárias – uma grande preocupação para a nossa saúde e bem-estar geral. “Quanto mais nos mexemos, mais saudáveis somos”, escreve o Dr. Metzl. “Mexermo-nos todos os dias não só nos faz sentir melhor, como também é uma das formas mais abrangentes e eficazes de medicina preventiva.”

A nossa saúde mental também pode ser afectada negativamente por trabalhar a partir de casa. Os seres humanos são criaturas sociais e prosperam com a interacção cara a cara. Como explica o Dr. Metzl: “Os nossos cérebros prosperam com relações pessoais”. Não só precisamos de contacto pessoal para o nosso bem-estar emocional, como ver as pessoas cara a cara nos ajuda profissionalmente, uma vez que conseguimos ler a linguagem corporal das pessoas e compreender melhor este comportamento diferenciado.

Sugestões para gestores e equipas de trabalho à distância

Gerir equipas de trabalho à distância ou híbridas pode ser um desafio. A coesão criativa da equipa pode fazer toda a diferença. Aqui ficam algumas sugestões de especialistas para os gestores, de modo a garantir o bem-estar mental de todos:

  • Assumir mais o papel de orientador do que o de gestor
  • Maximizar a utilização do tempo, tanto gestores como as suas equipas, por exemplo, tempo que passam concentrados em relação ao tempo gasto em reuniões em linha
  • Esforçar-se no que diz respeito à comunicação para que as equipas estejam a trabalhar em sintonia

Para mais informações, leia este artigo sobre a gestão de equipas à distância.

Se estiver a sofrer com ansiedade e depressão devido a mudanças no local de trabalho: