O estilo de vida pode desempenhar um papel importante na prevenção do cancro. Siga estas sugestões para aumentar a probabilidade de se manter saudável.

O cancro está a tornar-se mais comum e, de acordo com o The Cancer Atlas , os cancros da mama, do colo do útero e da próstata são os mais frequentemente diagnosticados em África, pelo que se é fundamental que trate como questão prioritária a prática de viver de forma saudável para evitar vir a ser diagnosticado com esta doença. Apesar de não haver garantias de que se possa evitar um diagnóstico desta natureza, ter consciência da sua saúde só pode funcionar a seu favor.

Cientistas de todo o mundo andam a investigar o que cada um de nós pode fazer para ajudar o corpo ao longo desta jornada, e a Harvard School of Public Health criou a que chamam Os 10 Mandamentos da Prevenção do Cancro. Estes são:

  1. Evitar o tabaco em todas as suas formas, incluindo a exposição ao fumo passivo.
  2. Alimentar-se correctamente.Reduza o consumo de gorduras saturadas e de carne vermelha, que podem aumentar o risco de desenvolver cancro do cólon e uma forma mais agressiva de cancro da próstata. Aumente o consumo de frutas, produtos hortícolas e cereais integrais.
  3. Praticar exercício físico com frequência. A actividade física está associada a uma redução do risco de desenvolver cancro do cólon. O exercício também parece reduzir o risco de uma mulher desenvolver cancro da mama e, possivelmente, cancros do sistema reprodutivo. O exercício ajuda a protegê-lo mesmo que não perca peso.
  4. Manter um peso saudável. A obesidade aumenta o risco de desenvolver muitas formas de cancro.
  5. Limitar o consumo de álcool.
  6. Evitar a exposição desnecessária à radiação.
  7. Evitar as infecções que contribuem para o cancro. Estas incluem os vírus da hepatite, o HIV e o papilomavírus humano. Muitos são transmitidos sexualmente ou através de agulhas contaminadas.
  8. Evitar a exposição a toxinas industriais e ambientais, como as fibras de amianto, o benzeno, as aminas aromáticas e os bifenilos policlorados (PCB).
  9. Fazer do sono de qualidade uma prioridade.
  10. Obter vitamina D suficiente. Muitos especialistas recomendam agora 800 a 1 000 UI (unidades internacionais) por dia, uma meta que é quase impossível de atingir sem tomar um suplemento. Embora a protecção esteja longe de estar provada, os dados disponíveis sugerem que a vitamina D pode ajudar a reduzir o risco de cancro da próstata, cancro do cólon e outras doenças malignas.

De acordo com o The Cancer Atlas, estudos realizados em África mostram que as infecções são a principal causa da maioria dos cancros. O papilomavírus humano (HPV) é um dos maiores contribuintes e é a principal causa de morte por cancro nas mulheres em países menos desenvolvidos. Felizmente, a vacina contra o HPV está agora disponível e é abrangida pela Liberty Health Cover, para raparigas entre os nove e os 18 anos de idade. É importante tomar a vacina antes da exposição ao HPV.

A detecção precoce do cancro é sempre uma vitória

Outra forma de se manter alerta é estar atento a quaisquer sinais ou sintomas compreendidos nos termos que compõem o acrónimo CAUTION em inglês. Criado pela American Cancer Society (Sociedade Americana do Cancro), este acrónimo é útil na detecção de qualquer coisa que precise de ser analisada, para que possa diagnosticar quaisquer problemas precocemente e aumentar as suas hipóteses de um melhor resultado de saúde.

  • C Alteração dos hábitos intestinais ou da bexiga
  • A Uma ferida que não cicatriza
  • U Hemorragia ou corrimento invulgar
  • T Espessamento ou nódulo na mama ou noutro local
  • I Indigestão ou dificuldade em engolir
  • O Alteração óbvia numa verruga ou sinal (nevo)
  • N Tosse persistente ou rouquidão

Se detectar algum destes sintomas, consulte o seu médico o mais rapidamente possível. De acordo com o, The Cancer Atlas, a detecção precoce aumenta a probabilidade de sobrevivência e salva vidas.