A euforia de Janeiro de se tornar na ‘nova versão de si’ já cá esteve e já foi; agora é altura de pôr em prática objectivos mais realísticos para melhorar a sua vida.

O início do novo ano tem alguma coisa que nos motiva a começar o mês de Janeiro de uma forma forte e clara. Os ginásios estão cheios, nós comprometemo-nos a adoptar hábitos alimentares saudáveis e até a reunir o entusiasmo e a produtividade que estão na origem de estarmos a dar o nosso melhor no trabalho, em casa e por nós próprios. Mas quanto tempo dura isto – um dia, uma semana, ou, na melhor das hipóteses, um mês – antes de nos encontrarmos a deslizar de volta aos velhos e familiares hábitos?

Embora o entusiasmo inicial mereça admiração, a realidade é que pode decidir tornar a comprometer-se com a verdadeira definição de objectivos agora. Não precisa de esperar por outro marco; só precisa de se comprometer. E agora é um momento tão bom como qualquer outro.

Seja prático

Todos nós gostaríamos de nos tornar milionários da noite para o dia, mas objectivos não são desejos. A melhor maneira de os tornar realidade é ser realista. Um método simples que o ajuda a fazer isto é o método SMART. Até acrescentámos um pequeno toque para aqueles que já conhecem:

Defina objectivos que sejam

  • S – Específicos (ou Consideráveis)
  • M – Mensuráveis (ou Significativos)
  • A – Atingíveis (ou Orientados para a acção)
  • R – Relevantes (ou Recompensadores)
  • T – Calendarizados (ou Rastreáveis)

Este método vai contribuir de modo significativo para garantir que concretiza o que deseja para si próprio.

Panorama geral

Pense nas áreas mais importantes da sua vida e atribua pontos a si próprio numa escala de 1 a 10 para cada área. Como seres humanos, temos a tendência de centrar-nos em um ou dois aspectos das nossas vidas, portanto este ano defina objectivos para as áreas que percebe que quer melhorar para conseguir um melhor equilíbrio entre a vida profissional, o bem-estar geral e a produtividade.

As áreas da sua vida a considerar são:

  • Relações – românticas, familiares, sociais
  • Aspirações de carreira e aprendizagem
  • Segurança financeira
  • Saúde física / lazer
  • Contribuições à sociedade e à comunidade
  • Bem-estar mental, emocional e interno
  • Vida espiritual e religiosa

Para ler mais, consulte a informação sobre a Roda da Vida no website do MindTools.

Pequenas mudanças, grandes resultados
Se a ideia de definir objectivos o deixa um pouco apreensivo, é importante lembrar que pequenas mudanças podem levar a grandes resultados. Por exemplo, se o seu objectivo é perder 5kg e beber menos bebidas com gás, pequenas mudanças – como caminhar 20 minutos e beber dois litros de água por dia – já ajudam aproximar-se do seu objectivo. Se quiser ganhar uma promoção, faça questão de ir além do esperado e de registar as vitórias e contribuições que fizer para a sua equipa – assim vai estar mais bem preparado para a sua próxima reunião de revisão de desempenho.

Recursos digitais
Estes aplicativos utilizados para definir e acompanhar objectivos vão ajudar a manter-se no bom caminho com os seus objectivos. Analise cada uma para poder escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.