Ter relações saudáveis tanto na vida profissional como pessoal é essencial para o bem-estar mental e para a produtividade. Aqui está uma forma de o ajudar a optimizar as duas coisas.

A vida humana gira em torno de relações. Todos temos de interagir com outras pessoas, quer seja com a família e amigos ou colegas e associados. Quando ocorre uma ruptura nestas relações, isto pode ser muito estressante. A chave para restaurar todas estas relações pode muitas vezes ser encontrada numa melhor comunicação.

À medida que o mundo recupera da COVID19 e do isolamento que tanto fez parte desta pandemia, estamos todos a reaprender a conviver uns com os outros. Os altos e baixos são uma parte natural de todas as relações, mas uma comunicação eficaz ajuda-nos a lidar melhor com potenciais conflitos.

O objectivo da comunicação é o de explicar a uma outra pessoa o que se está a passar e quais são as necessidades do indivíduo, para que a outra pessoa faça o mesmo. Embora a comunicação seja essencial para a interacção humana, a maior parte de nós nunca tivemos aulas de como comunicar bem.

Telefone estragado
Quando a comunicação não é eficaz, ocorrem mal-entendidos, confusão e conflitos desnecessários. Enquanto todos querem ser ouvidos e compreendidos, muitas vezes as pessoas não sabem como ouvir, o que é uma parte essencial de uma boa comunicação.

É importante expressarmo-nos com clareza, mas é igualmente importante ouvir a outra pessoa e entender o seu ponto de vista para podermos chegar a entendimento mais cedo e não mais tarde.

Também é importante lembrar que as pessoas têm estilos de comunicação diferentes. Quanto mais compreender o estilo de comunicação do seu parceiro, tanto mais fácil a comunicação vai ser para si.

O mesmo se aplica a colegas, membros de família e amigos. Sem uma comunicação eficaz, leva mais tempo a realizar os seus objectivos, e o caminho até lá pode ser doloroso e desnecessariamente difícil.

Gerir conflitos
Os peritos em comunicação oferecem os seguintes conselhos para o ajudar a melhor gerir conflitos através de comunicação:

  • Evitar recorrer ao silêncio.
  • Não tirar conclusões precipitadas. Descobrir todos os factos em vez de querer adivinhar os motivos.
  • Conversar sobre o que realmente aconteceu.
  • Não julgar.
  • Aprender a entenderem-se uns aos outros, não a vencerem-se uns aos outros.
  • Falar com recurso aos tempos gramaticais futuro e presente, não o tempo passado.
  • Não levantar questões do passado, mas centrar-se na resolução da questão actual.
  • Falar sobre os problemas que feriram os seus sentimentos ou os do seu parceiro, depois debruçar-se sobre os problemas de diferenças de opiniões.
  • Utilizar afirmações construídas com “acho que”, não afirmações com “tu és/ tu estás”.

NÃO INCOMODAR

A vida moderna lá tem os seus factores de estresse, que são vários. Quando se trata de comunicação, os aparelhos electrónicos embora convenientes, atrapalham a boa comunicação.

Por outras palavras, os nossos aparelhos podem ser 1 fonte de problemas nas falhas de comunicação. Não só há muitas pessoas que se distraem pelos seus dispositivos, como muitas vezes perde-se o sentido da comunicação na troca de mensagens de texto.

Estudos recentes mostram que mesmo com o telefone virado para baixo, à mesa, é possível que a pessoa esteja distraída. Pôr o telefone completamente de lado faz uma grande diferença no grau de atenção dispensada à pessoa com quem se está a falar, imediatamente gerando uma melhor sintonia.

A maioria dos smartphones tem várias opções de “não incomodar” que ajudam a esquecer-se do aparelho e a estar mais presente e verdadeiro quando se comunica cara-a-cara com a família, amigos e entes queridos.