A gravidez é um período emocionante para toda a família. Enquanto se prepara para a chegada do bebé, é importante planear e aproveitar ao máximo este momento especial.

A excitação e a antecipação que acompanham uma gravidez têm tudo a ver com a melhoria da vida doméstica e do seu círculo familiar. Está a fazer planos para uma nova forma de viver em casa – e também vai ser necessário planear como vai lidar com o trabalho assim que o bebé nascer. É melhor considerar todas as opções durante a gravidez para que possa gozar paz de espírito e para que tudo esteja no seu lugar quando voltar ao trabalho.

Aqui tem umas sugestões que podem ser úteis.

Na esfera do trabalho

  • Informe o seu chefe e Recursos Humanos sobre a gravidez e a data prevista.
  • Informe-se sobre a política de licença de maternidade da empresa. É preferível preencher toda a papelada o quanto antes.
  • Preparar uma transferência detalhada. Será necessário fazer uma lista do que faz, delegar as actividades que podem ser delegadas, e informar os colegas sobre prazos importantes que se aproximam e quaisquer outros pormenores de trabalho que vão ter de executar durante a sua ausência.
  • Deixar os ficheiro e documentos em ordem para que os colegas possam aceder facilmente à informação que for necessária.

Na esfera do seguro de saúde

  • Numerosos procedimentos administrativos inesperados podem surgir com a chegada de um novo membro de família.
  • Consulte os benefícios de maternidade da Liberty Health Cover e procure um pediatra na nossa rede de provedores. No caso de despesas adicionais, pense no que vai fazer para poder pagar.

Consulte o Guia do Membro da Liberty Blue para mais informação sobre os benefícios de maternidade. Pode encontrar o Guia na secção de downloads do site ou entre em contacto com o escritório mas próximo.

Para os pais

Os pais sentem-se muitas vezes excluídos durante este tempo, mas na verdade, são mais indispensáveis do que nunca. Se a sua parceira estiver grávida, os conselhos acima também servem para si. Consulte o que diz a lei sobre a licença de paternidade no seu país. Se a lei é omissa sobre o assunto, aconselhamos que guarde as férias para que possa estar presente quando o bebé finalmente chegar.