África é rica em alimentos que trazem benefícios surpreendentes para a saúde. Aqui estão alguns para acrescentar à sua dieta.

As nossas dietas mudaram ao longo do tempo – em muitos casos para pior. Infelizmente com isto veio o estilo de vida cada vez menos saudável. O nosso continente tem vários alimentos ricos em nutrientes e baratos – os que os nossos avós comiam e que perdemos ao longo do caminho. Ultimamente as dietas à base de plantas estão a reconquistar espaço, com especialistas a promover as suas propriedades de saúde.

Os alimentos à base de plantas incluem verduras, leguminosas, cereais integrais, frutos secos, frutas e sementes. Substituir refeições com alto teor de óleo, gordura e açúcar por alimentos nutritivos e naturais ajuda a garantir uma vida saudável e produtiva. Veja aqui exemplos. Estão disponíveis em toda a parte, por isso não há desculpa para não experimentar. Até podem vir a ser os seus favoritos!

Folhas de abóbora
As folhas de abóbora são um alimento básico em todo o continente africano, e por uma boa razão: são baratas e ricas em nutrientes e podem ser consumidas cruas e frescas tal como acelgas, por exemplo em saladas. Ou, podem ser secas e depois comidas como se fossem um petisco.

Benefícios para a saúde:
As folhas de abóbora contêm vitaminas A e C, cálcio, ferro, folato, potássio e algumas das vitaminas B. A vitamina A promove a saúde dos olhos, a vitamina C fortalece o sistema imunitário, o cálcio é necessário para ossos saudáveis e o ferro ajuda a ter energia.

Como preparar:
As folhas de abóbora são cozinhadas de modo semelhante às acelgas. Pode temperá-las a gosto e acrescentar batatas para fazer um acompanhamento que satisfaz e é nutritivo. Se quiser ir mais longe, pode substituir os carboidratos por folhas de abóbora. Clique aqui para seguir esta receita de folhas de abóbora: https://www.zimbokitchen.com/delicious-traditional-muboora-pumpkin-leaves/

Sorgo (mapira)
Embora o sorgo seja um cereal originário do continente africano, tornou-se um alimento de base em várias partes do mundo. Existem dois tipos principais de sorgo – o vermelho e o branco. O sorgo vermelho não é tão saboroso como o branco, mas é muito utilizado para fazer cerveja de sorgo.

Benefícios para a saúde:
O sorgo não contém glúten e é rico em proteínas. É também uma boa fonte de ferro, fósforo, magnésio, cobre, cálcio, zinco e potássio. A película de farelo do sorgo tem mais antioxidantes do que mirtilos, morangos e ameixas. Os antioxidantes protegem as células dos radicais livres que desempenham um papel em muitas doenças, como o cancro e as doenças cardíacas.

Como preparar:
O sorgo é moído e transformado em farinha que serve para fazer papas, chima, pão ázimo e bolos. O sorgo também pode ser fermentado e utilizado para fazer cerveja.

Moringa
A árvore de moringa é encontrada em África e em partes da Ásia. É uma das árvores que têm folhas, casca, sementes, raízes e flores comestíveis. É também conhecida como a árvore da vida porque se diz que ajuda no tratamento de muitas doenças. Desaconselha-se o consumo por mulheres grávidas e mulheres que estão a amamentar.

Benefícios para a saúde:
É considerada um superalimento; tem o dobro da proteína do iogurte, quatro vezes o cálcio do leite, sete vezes a vitamina C das laranjas e 25 vezes o ferro dos espinafres.

Como preparar:
As folhas são muitas vezes trituradas para transformar em pó que pode acrescentar às bebidas ou batidos. Pode também utilizar o pó para fazer chá