As horas que passa sentado não são inofensivas; na verdade, alguns especialistas dizem que é um hábito que é quase tão mau como fumar.
Sentamo-nos em todo o lado – nos nossos carros, às mesas de trabalho, no banco enquanto esperamos a nossa vez; e, se os nossos sofás pudessem falar, ficaríamos com vergonha com o que revelariam sobre o número de horas que passamos sentados. Como seres humanos, o nosso corpo está adaptado para nos sentarmos com as costas direitas. Todo o nosso corpo funciona melhor quando fazemos isto, incluindo o coração e sistema cardiovascular, e até mesmo os movimentos intestinais ganham com isto.
No entanto, a vida moderna tornou-se fisicamente cada vez mais inactiva, pelo que passamos demasiado tempo deitados e sentados. De acordo com o Departamento de Saúde do Governo do Estado de Victoria, Austrália, a inactividade física contribui para mais de três milhões de mortes evitáveis em todo o mundo todos os anos. É também a quarta principal causa de morte devida a doenças não transmissíveis como doenças cardíacas, diabetes e alguns cancros.
O movimento é a solução
De acordo com o site mayoclinic.org, alguns dos problemas de saúde associados ao hábito de passarmos demasiado tempo sentados incluem o aumento da pressão sanguínea, açúcar elevado no sangue, excesso de gordura corporal à volta da cintura e níveis de colesterol pouco saudáveis. Este aglomerado constitui a síndrome metabólica.
O site afirma ainda que vários estudos apontam o movimento como o melhor antídoto para o hábito de ficar sentar. Dizem eles: “Em geral, os estudos parecem apontar para o facto de que passarmos menos tempo sentados e incorporarmos mais movimento contribui para uma melhor saúde. Pode começar simplesmente por ficar de pé em vez de se sentar sempre que tiver a oportunidade.