Fazer rabiscos, escrever e dançar todos podem melhorar a função do cérebro, a saúde mental e a saúde física.

Está na hora de ser criativo…
Já alguma vez viveu a sensação de estar num estado de imersão? É uma sensação de perda de noção do tempo, à medida que se desliga completamente ou é absorvido enquanto está a fazer algo de que gosta. Por exemplo, quando começa a colorir um enorme cartaz e está tão entretido que, antes de se aperceber, já se passaram algumas horas. Talvez se tenha perdido em pensamentos sobre isto e aquilo enquanto estava sentado a colorir, com toda a atenção centrada nas cores para fazer um trabalho lindamente requintado e com cores vivas – isto é a imersão. E faz-nos mesmo muito bem, especialmente quando estamos a precisar de não nos preocuparmos com as responsabilidades da vida e do trabalho!

Não é preciso ser um especialista em desenho, poesia ou tricô ou um bailarino profissional para ser criativo e entrar num estado de imersão. Qualquer pessoa consegue fazê-lo. Veja então porque é tão importante…

1. Deixa-nos felizes
Actividades criativas como escrever, tricotar, pintar ou desenhar, todas terminam com um resultado – uma linda história, um quadro inspirador, um cachecol encantador – e quando o cérebro se apercebe de que conseguiu produzir um resultado, sente uma onda de dopamina (a hormona da felicidade).

2. Diminui o risco de demência
De acordo com estudos, a criatividade pode ter um efeito positivo nas pessoas com depressão. Faz-nos emocionalmente mais resistentes. Também sabemos que ajuda aqueles que sofrem de demência a estar mais sintonizados com os sentimentos e personalidades, bem como com os sentidos do corpo.

3. Melhora a saúde mental
Sabia que temos aproximadamente 60.000 pensamentos por dia? Quando estamos absorvidos por actividades criativas, isto ajuda a mente a concentrar-se, o que produz um efeito tão calmante que é comparado à meditação. Segundo estudos, activar a criatividade também ajuda a processar emoções negativas e a lidar com a perturbação de stresse pós-traumático. E isto é uma coisa de que todos nós precisamos, especialmente durante a pandemia COVID-19.

4. Fortalece o sistema imunitário
Ainda não sabemos muito sobre a ciência por trás disto, mas escrever com emoção tem revelado ser eficaz no fortalecimento do sistema imunitário, ao aumentar o número de glóbulos brancos.

5. Mantém o cérebro em forma
Quando se toca um instrumento musical, acontece uma coisa espantosa. Não só se produz um belo som, como também se melhora a função cerebral. Isto acontece quando o hemisfério esquerdo do cérebro (responsável pela função motora) e o hemisfério direito (centrado na melodia) trabalham em conjunto para criar a música.

6. Promove a produtividade
Adoptar pensamento criativo e inovação em grupos pode ajudar a impulsionar a produtividade de forma significativa, seja no trabalho ou na sua comunidade.

Portanto, se quiser começar a sentir-se melhor e mais produtivo em geral, até mesmo no trabalho, a criatividade é a chave.